sábado, 21 de abril de 2012

Eurovisão: a caminho de Baku 2012! (XXI)

Faltam-me pouquíssimos países para comentar. Aqui está o meu comentário a mais duas escolhas.

Montenegro e Rambo Amadeus
E após uma ausência de dois anos, este país dos Balcãs está de volta. Depois de ter participado enquanto Sérvia e Montenegro em 2004 e 2005, alcançando o 2º e 7º lugares respectivamente, das três vezes em que participou como país independente Montenegro nunca alcançou a final, sendo o melhor lugar um 11º em 2009.

Este ano será Montenegro que terá a honra de abrir a 1ª semifinal, e para todos os efeitos inaugurar a série de músicas a concurso, com a música "Euro Neuro", interpretada pelo cantor de 48 anos, Rambo Amadeus.
E estamos perante mais um caso de uma música muito cómica. Não havendo nenhuma
versão ao vivo - pelo menos oficial - vou-me basear no vídeoclip oficial. Todo o vídeo é hilariante, tanto como a letra e a mensagem. Estamos perante um exemplo da expressão "A brincar se dizem as verdades".

Não duvidando que Rambo Amdeus possa ter uma boa qualidade vocal, a verdade é que esta música não deixa transparecer os dotes vocais do artista. E este é  mais um caso de uma música que será muito difícil encontrar uma interpretação ao vivo digna de... tamanha música.
Certamente que esta música irá agradar mais ao público do que aos júris que a deverão colocar entre as menos votadas.

Infelizmente para Montenegro, o único vizinho que vai ter a votar na mesma semifinal em que ele vai participar, será a Albânia, que nem sequer é dos países que mais pontos lhe tem dado. Todos os outros vizinhos dos balcãs estão na 2ª semifinal (a mesma que Portugal).
Não acreditando que passe à final, uma coisa pelo menos é certa: a Eurovisão 2012 vai começar da maneira mais hilariante possível: é que ao contrário de outras "comédias" a concurso este ano, esta não é tão irritante nem presunçosa.

Israel e Izabo 
Vou agora falar de um país que conseguiu deixar uma marca muito própria e distinta na Eurovisão, apesar de o seu último grande sucesso ter sido o 4º lugar em 2005.
Israel ficou famoso por várias das suas participações, sobretudo pela vitória da artista Dana Internacional em 1998, o primeiro transexual a ganhar o concurso (num ano em que praticamente todos os países se basearam no televoto para escolher o seu preferido), o que veio reforçar a grande ligação deste concurso com a cultura LGBT.
Essa foi a terceira e última vitória de Israel. No entanto, desde a introdução das semifinais em 2004, apesar de nunca ter atingido o TOP3 tem obtido classificações razoáveis (apenas falhou a qualificação em 2004, 2007 e 2011).

Desde 1975 que Portugal é o 4º país que mais votos deu a Israel, se bem que essa tendência está a alterar-se pois desde a introdução das semifinais que Portugal não está entre os 11 países que mais votos deu a Israel.

Depois do fracasso do ano passado, em que não conseguiu a passagem à final, estando a ser representado precisamente pela Dana Internacional (foi a primeira vez que um vencedor regressou à Eurovisão e não conseguiu passar à final), este ano o país aposta numa banda, Izabo, e num tema bastante original, Time.
Como a escolha da representação ficou a cargo da emissora israelita IBA, vou apenas me concentrar na escolha apresentada (visto não existir concorrência).

Apesar de não ser das músicas que mais gosto, reconheço que estamos perante mais um caso de uma música bem cómica, com uma identidade bem própria e original na edição deste ano. No entanto, não caiu nas graças da maioria do público, a julgar pelas votações e comentários dos vídeos da performance no youtube e em vários sites e blogs. Ainda assim, apesar de não haver uma apresentação a vivo, pelo menos oficial, não acredito que esta música seja mais votada pelos júris do que pelo televoto.
De facto as qualidades do vocalista são apenas medianamente boas.

Dos países que mais votos costumam dar a Israel e que estarão na mesma semifinal que ele, são a Finlândia,  a Bélgica, a Roménia e a Albânia.



Boa sorte para ambos os países!!!






Who do you think should go to the final of Eurovision? Go HERE and give your opinion.   

Sem comentários:

Enviar um comentário