ARMÉNIA FORA DA EUROVISÃO 2012!
Esta mensagem sobre a Eurovisão vai ser diferente das que postei até aqui: até agora analisei as escolhas para o fetsival deste ano.
Agora vou comentar... uma ausência.
Mal a edição do ano passado tinha acabado e já circulavam rumores da possível ausência da Arménia para este ano. A razão? O facto do Festival este ano se realizar no vizinho Azerbaijão, com quem o país mantém uma relação muito delicada devido à disputa pela região de Nagorno-Karabakh.
E desde que ambos os países participam na Eurovisão (a Arménia estreou-se em 2006 e o Azerbaijão em 2008) que este Festival tem servido para agudizar as relações.
Em 2009, quando a cantora Sirusho (representante do país em 2008) anunciou os votos da Arménia e mostrou uma imagem característica desta região em disputa pelos dois países, uma onda de protestos levantou-se contra a Arménia por parte do Azerbaijão (que acabou por receber um ponto da própria Arménia).
Fontes oficiais dizem que neste mesmo ano, 41 azeris foram detidos pela polícia do Azerbaijão por supostamente terem votado na música da Arménia. Sim é verdade: é mesmo isso que aconteceu... Eu tive que ler várias vezes esta parte da notícia.
Mas apesar disto tudo, a Arménia ainda anunciou que iria competir este ano, quando a EBU (a entidade responsável pela Eurovisão) anunciou que seria dada protecção especial à delegação da Arménia.
No site oficial da Eurovisão foi anunciado que o artista representante da Arménia seria oriundo da tal região de Nagorno-Karabakh. Isso levantou outra onda de protestos por parte dos azeris, ao ponto de obrigarem os responsáveis do site a retirarem esse dado da ficha do cantor (continua a ler mesmo aquilo que está pensar que está a ler, não me enganei em nada...).
Todos os anos o comentador azeri, cala-se na altura da apresentação da Arménia e da sua actuação: o Azerbaijão nunca reconheceu a participação da Arménia neste concurso.
Hoje mesmo (7 de Março), a Arménia anunciou a sua desistência de participar este ano. Ainda não encontrei uma fonte que me desse a razão concreta da desistência. Mas a razão é mais do que óbvia.
Não querendo tomar partido de ninguém, este é mais um exemplo das coisas ridículas que acontecem na Eurovisão. E não falo só neste caso. Países onde os direitos humanos ainda não são totalmente respeitados, onde há opressão, ditaduras, crises sociais, etc. (sem incluir obviamente as crises de dívida soberana), e apresentam-se todos os anos na Eurovisão todos felizes da vida dando a ideia de que está tudo a correr às mil maravilhas naqueles países. E o Azerbaijão é um desses casos. Nem percebo porque estas pessoas usam os seus cérebros para estas atitudes e comportamentos.
Mas nada deverá ser feito quando a isto (para variarmos um pouco os nossos hábitos...).
Não estamos só a falar da Eurovisão fomentar as questões políticas: estão a usar a Eurovisão para fomentar o ódio, e como justificação para ataques de vários tipos (físicos e psicológicos).
À excepção do ano passado em que a Arménia não conseguiu se qualificar para a Final (graças aos júris que a colocaram em 15º lugar, pois pelo voto do público passaria em 7º lugar), o pior lugar da Arménia foi um 10º lugar na final de 2009. Não fosse o ano passado, e a Arménia seria um dos três países com o record de, desde que existem semifinais, ter ficado sempre no TOP10 da Final (juntamente com a Grécia e com o Azerbaijão).
A sua melhor classificação foi um 4º lugar em 2008, com a música "Qelé Qelé" interpretada pela cantora Sirusho. Foi também o país que nesse ano recebeu mais 12 pontos na final.
A sua não qualificação o ano passado, poderia levar este país a investir a sério na prestação deste ano, o que poderia ser mais sério adversário para Portugal, visto que ambos os países iriam competir na mesma semifinal. Ambas as semifinais têm agora 18 países concorrentes.
A Eurovisão deste ano fica agora reduzida a 42 países participantes (devido à desistência da Polónia face aos fracos resultados que tem apresentado nos últimos festivais).
Sem comentários:
Enviar um comentário