segunda-feira, 26 de março de 2012

Eurovisão: a caminho de Baku 2012! (XV)

Após o prazo de submissão ter terminado, continuo a comentar as escolhas dos países para a Eurovisão. Aqui estão mais duas.


Estónia e Ott Lepland 
Começo por falar da Estónia, que se estreou em 1994 (com uma má classificação, apenas o 24º lugar), ganhou uma única vez, em 2001, e ficou em 3º em 2002 e na semifinal de 2009. Tirando mais algumas classificações no Top 10, a participação da Estónia tem sido pautada por maus resultados. Desde a introdução das semifinais, apenas se qualificou para a final duas vezes, e da última (em 2011) acabou no penúltimo lugar. Vale o facto de nunca ter ficado em último lugar.

Este ano, a Estónia regressa às baladas, e volta a apresentar uma música interpretada em Estónio: ainda bem que não alteraram a letra para inglês.
O tema "Kuula", é interpretado pelo cantor de 24 anos, Ott Lepland, que conseguiu uma boa representação tanto na semifinal como na final.
Quanto à segunda classificada, que venceu a 2ª semifinal e arrecadou na super final 33% dos votos, a cantora Lenna, trouxe uma música com um género muito parecido com a música vencedora, realmente esteve aquém da música vencedora.
A Estónia vai competir na 2ª semifinal, e não vai ter consigo a maioria dos países que lhe costumam dar mais pontos. Dos 8 países que lhe costumam dar mais pontos desde 2004, apenas estará na mesma semifinal que a Estónia, a Lituânia, a Suécia e a Ucrânia. Mas os que mais pontos lhe costuma dar, a Letónia e a Finlândia, não estarão presentes nesta semifinal.

Apesar da boa qualidade da interpretação e da qualidade vocal do cantor, esta não é uma música que se consiga destacar muito da concorrência. Por isso mesmo, a passagem à final dependerá muito da final, e da performance dos concorrentes.

Lituânia e Donny Montell 
Continuo nos países bálticos, analisando agora o país com o menor desempenho dos três: o único que nunca venceu, e já ficou 2 vezes em último lugar (a primeira delas no ano de estreia, em 1994, com zero pontos).
A escolha deste ano recaiu sobre o cantor de 24 anos, Donny Montell, que interpretará a música "Love is blind".
A escolha saiu da superfinal, após a realização da final que reuniu os vencedores das 4 semifinais.

A música tem de facto algo de misterioso (para além da venda nos olhos que de facto ajuda a criar mistério... e adequa-se ao nome) e não deixa de ser interessamte aquela mudança de ritmo a meio da música.
Quanto às qualidades vocais do cantor, este possui um aparelho vocal razoavelmente bom, que o consegue distinguir dos outros cantores. E o mesmo consegue a sua interpretação tão... original. Apesar de pessoalmente achar que é demasiado... original, não deixa de mostrar o cunho próprio do cantor.

Quanto aos adversários directos, que estiveram na superfinal, tanto os segundos como a terceira classificada, seriam também escolhas interessantes, visto apresentarem estilos musicais diferentes do vencedor. Poderiam ter tanto ou mais sucesso do que a música vencedora.

Dos países que mais votam na Lituânia, e que estarão presentes na mesma semifinal que ela, são o Reino Unido, a Ucrânia, a Geórgia, a Noruega e a Estónia.

Boa sorte para ambos os países!!!






Who do you think should go to the final of Eurovision? Go HERE and give your opinion. 

Sem comentários:

Enviar um comentário