A participação de Portugal na edição de 2012 da Eurovisão, infelizmente não começou da melhor maneira. Portugal vai participar na 2ª semi-final, a exemplo de 2008, em que passou à final em 2º lugar. No entanto, o resto não são boas notícias. Dos 5 países que desde 1975 deram mais pontos a Portugal, apenas a França e a Holanda vão votar na semi-final onde Portugal participa. No entanto, a análise desde 1975 não é a mais fidedigna, pois desde essa altura muita coisa mudou no Festival, desde o número de países a concurso, até ao sistema de voto, passando pela inclusão de semi-finais.
Por isso, a melhor análise deverá ser feita tendo por base o Festival desde 2004. Estando a funcionar o sistema de voto 50-50 (metade é voto do público e metade de um júri nacional), continua a ser importante a análise dos países que deram mais votos a Portugal desde 2004, sobretudo dos países onde Portugal tenha uma forte Diáspora.No entanto, o cenário não continua a ser muito animador para Portugal. De acordo com as fontes oficiais, desde 2004, os 10 países que mais votos deram a Portugal são:
1º - Suíça: 65 pontos;
2º - Andorra: 58 pontos (já não participa desde 2009);
3º - França: 56 pontos;
4º - Espanha: 55 pontos;
5º - Alemanha e Bélgica: 33 pontos;
6º - Islândia: 25 pontos;
7º - Reino Unido: 16 pontos;
8º - Roménia, Albânia e Bielorrússia: 15 pontos;
Destes países apenas poderão votar na semi-final de Portugal, a França, o Reino Unido, a Alemanha e a Bielorrúsia. Mas destes países, apenas a França e a Alemanha estão entre os 5 países que nos deram mais votos.
Além disso, nesta semifinal, encontram-se países que são verdadeiros "peso-pesados" da Eurovisão, ou seja, que costumam alcançar sempre bons resultados. E falo da Arménia, da Turquia, da Bósnia-Herzegovina, Ucrânia e Geórgia. E muitos dos países que estão nesta semifinal têm consigo os países de quem costumam receber mais pontos.
E além disso, em ambas as semifinais apenas passarão 10 países, mas a semifinal 2 tem 19 países a concurso, mais um do que a semifinal 1.
No entanto, isso não quer dizer que Portugal não consiga ter uma melhor classificação que qualquer destes países. Aliás, basta recordar a edição do ano passado em que, surpreendentemente nem a Arménia, nem a Turquia passaram à final. Infelizmente, isso pode ter servido de incentivo para estes países apostarem em grande para este ano.
Por isso, a receita para passar para a final é óbvia: não podendo contar muito com o televoto, a música portuguesa terá que agradar aos júris de cada país, e esperar que os júris dos países que costumam atribuir muitos pontos uns aos outros não gostem tanto dessas actuações pois, as tendências de televoto vão-se manter como sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário