quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Eurovisão: a caminho de Baku 2012! (VII)

Continuando as análises das escolhas para este ano, seguem as análises de mais dois países.


LETÓNIA E ANMARY 
Continuando nos países de Leste, faço agora a análise do primeiro país báltico a escolher a sua representação. A Letónia tem sido mais um caso de extremos na Eurovisão: começou muito bem (3º lugar), a que se seguiu um mau resultado (18º lugar). No ano seguinte teve a sua primeira e até agora única vitória. Depois disso, para além do 5º lugar em 2005, a Letónia não tem obtido grandes classificações, inclusivé o último lugar nas semifinais em 2009 e 2010.
A escolha deste ano recai sobre a cantora Anmary de 31 anos (como ela própria refere na múisca ao dizer que nasceu no distante 1980), com um música com um título bem sugestivo "Beautiful Song". A música é muito teatral, o que costuma ser comum nas músicas deste país.
A melodia, a letra e a interpretação têm uma conotação cómica. Não sendo uma música que chame muito a atenção e que possa arrecadar muitos pontos, foi sem dúvida a melhor escolha possível. O 2º classificado, os artistas Samanta Tīna & Dāvids Kalandija, com a música "I Want You Back", sendo também muito teatral, era uma balada que mais depressa se perderia no meio da concorrência.

É uma música agradável de ouvir, apesar de não ser do género que agrade muito aos eurofãs. Quanto à cantora, tem uma voz média mas afinada e é muito expressiva: já fiquei mais descansado em relação ao problema que ela parece ter nos olhos - afinal parece que é um problema médico!!!
Dos países que desde 2004 costumam dar mais pontos à Letónia, este ano apenas votarão na mesma semifinal em que ela está presente, a Irlanda, a Dinamarca e Israel (mas estes dois últimos encontram-se no 8º e 9º lugar respectivamente, da lista dos 10 países que mais pontos deram à Letónia).
Mas mais uma vez os júris poderão trazer surpresas na hora de passagem à final.


GEÓRGIA E ANRI JOKHADZE 
Confesso que a Geórgia me tem passado um pouco ao lado na Eurovisão. E talvez a muita gente também, visto ter como vizinhos países alguns dos gigantes da Eurovisão. Estou a referir-me claro à Arménia, ao Azerbaijão e à Turquia. Mas desde a sua entrada a participação da Geórgia tem sido razoavelmente boa: o pior lugar foi o 12º lugar no seu ano de estreia (2007) e o melhor um 9º lugar, tanto em 2010 como em 2011, mas obtendo mais pontos em 2010 (ano em que obteve o 3º lugar na semifinal). Em 2010 o 9º lugar foi obtido graças sobretudo aos júris (4º lugar pelo júri e 9º pelo televoto) e 2011 foi graças ao televoto (8º lugar pelo televoto e 16º pelos júris). Pessoalmente gostei muito mais da prestação da Geórgia em 2010 -  foi sem dúvida a sua melhor prestação de sempre e uma das melhores daquela final: toda a teatralidade atribuída a uma música que, por ser balada, poderia não dar grandes hipóteses a este tipo de prestação, acabou por se revelar uma prestação bem original e cativante.
Agora vou passar a falar da escolha deste ano, e é aí que as coisas se complicam!!! A escolha recaiu sobre o artista de 21 anos Anri Jokhadze que irá interpretar o tema "I'm a Joker" e sinceramente não poderia ser mais adequado. Tenho sempre procurado fazer uma análise das escolhas de cada país, baseando-me no género de música e através disso avaliar a interpretação, as qualidades vocais, e eventualmente a letra ou outras particularidades.
Pois bem: no caso da Geórgia parece que tenho que rever o meu paradigma!!! 
Confesso que para mim foi a escolha mais inesperada de todas (pelo menos até agora). A interpretação ao vivo para seleccionar a representação foi muito confusa, com mudanças inesperadas no ritmo e intensidade da música que a mim me fizeram um pouco de impressão nos ouvidos. Tive que ouvir a versão studio para poder formar uma melhor opinião, porque cada vez que ouvia a versão ao vivo, tornava-se muito penoso para mim. A versão studio é muito mais suportável. No entanto, tenho as minhas sérias dúvidas se a prestação da Geórgia este ano não passará ao lado dos júris internacionais.
Até agora, a escolha da Geórgia é a que tem recebido mais apreciações negativas e tem recebido mais votos negativos no youtube. Mas, nem tudo parece estar perdido: nesta semifinal vão votar quase todos os países que costumam dar mais pontos à Geórgia - Lituânia, Arménia, Ucrânia, Bielorrússia e, embora em menor importância, a Turquia. Certamente que no televoto a Geórgia não deverá ficar em último lugar. O mesmo não posso dizer com muitas certezas em relação aos júris.


Penso que o problema aqui não está na letra nem na intenção da música: apenas não foi bem conseguida (ficando bem longe disso).




Uma das razões para a selecção ser feita meses antes do festival é precisamente para cada país poder melhorar ao máximo a sua escolha. Apesar de não considerar ambas as prestações, uns fortes concorrentes, muitas alterações podem ainda ser feitas...






Who do you think should go to the final of Eurovision? Go HERE and give your opinion. 

Sem comentários:

Enviar um comentário