quarta-feira, 27 de junho de 2012

Euro 2012: Portugal nas meias-finais

Faltam poucas horas para Portugal voltar a entrar em campo, e tentar repetir a proeza de 2004 e estar novamente na final de um campeonato europeu. Portugal já está entre as 4 melhores equipas deste europeu... mas para seguir para as 2 melhores tem que enfrentar a vizinha Espanha.


Como eu já disse anteriormente, desde a equipa do Brasil de 1970 que o mundo não conhecia uma seleção tão vitoriosa como a Espanha. E o facto de ter chegado até esta fase com um dos melhores percursos neste europeu (só ultrapassada pela Alemanha), está a dar um enorme optimismo à seleção espanhola.
No entanto, a passagem desta fase depende apenas de um jogo e aí, até a melhor seleção do mundo pode fracassar. Portugal deverá ter enorme cuidado táctico e ter perfeita noção que jogar contra os espanhóis não é o mesmo que jogar contra os checos. Portugal volta a estar perante uma forte equipa, com a desvantagem de que desta vez, tudo depende do seu jogo e só uma vitória pode conduzir Portugal para a final.
Mas convenhamos que, com a pressão quase toda do lado espanhol, Portugal não tem nada a perder neste jogo, e tem a vantagem (se bem que não é assim tão importante como muitos tendem a pensar) de mais 48 de descanso: uma derrota de Portugal não vai surpreender tanto como uma derrota espanhola.

A seleção espanhola tem por base as tácticas de jogo e a equipa do Barcelona, que terminou a temporada com dificuldades, e apresentou ao longo do campeonato algumas fraquezas que nos fazem ter certeza de uma coisa: esta equipa espanhola está aquém da equipa que ganhou tanto o Europeu de 2008 como o Mundial de 2010.
Já no caso português, à excepção de Cristiano Ronaldo, não tem outros jogadores com tanto desgaste físico como os jogadores espanhóis.

Do lado dos aspectos positivos, a seleção espanhola é praticamente perfeita: tem uma forma de jogar muito horizontal, troca bastante a bola a meio-campo e repentinamente faz lances verticais.
Além disso, é muito raro um adversário espanhol não sofrer golos. Por isso, se Portugal tiver que resolver o jogo nas penalidades, terá obrigatoriamente que marcar um golo, pois será quase impossível um empate a zero.

Do lado português, para além de Cristiano Ronaldo (que os meios de comunicação social estão fartos de falar, e por isso não vale a pena estar aqui a falar nesse assunto pela milionésima vez), a equipa conta com outros grandes jogadores. Infelizmente, gostava de poder ver novamente Hélder Postiga em campo, um dos jogadores que eu aprecio há já bastante tempo, mas que hoje terá que ser substituído por Hugo Almeida ou Nélson Oliveira, que espero que, seja qual for o escolhido, se mostre à altura.
Quanto aos aspectos negativos, o espírito colectivo ainda deixa muito a desejar, e regra geral Portugal entra em campo muito desconfiado, deixando o adversário mostrar e dominar o jogo. Se isso por vezes acaba por não prejudicar as hipótese de Portugal, hoje terá que ser alterado: primeiro porque só a vitória interessa, e depois porque estamos perante um dos grandes gigantes do futebol europeu e mundial.

Não vale a pena voltar a referir aqui mais qualidades ou defeitos de ambas as seleções, porque já está tudo analisado nas mensagens anteriores. Resta-me apenas acreditar que Portugal já mostrou ter potencial para derrotar a Espanha (como aliás o fez na última vez que as seleções se encontraram, apesar de ter sido num desafio amigável), mas também já cometeu erros que hoje poderão ser fatais.
Resta-me esperar que desta vez Portugal esteja na "mó de cima"...





BOA SORTE PORTUGAL!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário