sábado, 9 de junho de 2012

EURO2012: Portugal no Europeu de Futebol (I)

A falta de tempo e os problemas informáticos, não me permitiram dar tanto tempo a falar do Euro2012, como eu desejava. Mas sendo hoje o dia em que Portugal se vai estrear no campeonato, não podia deixar de referir isto no meu blog.


A qualificação e o grupo de Portugal:
Como não podia deixar de ser, a "sorte" de Portugal foi tanta, que a equipa ficou inserida no grupo considerado mais forte de todos. Mesmo a Dinamarca, que é considerada a menos favorita do nosso grupo, pode surpreender, e tem fortes probabilidades de passar à fase seguinte. Para não falar da Holanda, e da Alemanha, contra quem vamos jogar hoje, e que são considerados os eternos favoritos à vitória.
Uma coisa é certa: um dos favoritos à final, vai cair na fase de grupos, e obviamente que espero que não seja Portugal!!! A nossa selecção é respeitada pelos nossos adversários, que estão conscientes da qualidade dos nossos jogadores. Infelizmente, também parecem estar bem cientes nas nossas fraquezas.
Como parece que vem sendo hábito, Portugal teve uma qualificação um pouco sofrida, logo no arranque com o empate com o Chipre e a derrota na Noruega, mas que no final acabou por sair bem-sucedido: espero que isto tenha servido de lição para a nossa equipa - não basta se apoiar no favoritismo, para que os adversários se afastem do caminho e deixem a baliza aberta para marcarmos os golos que quisermos.


A equipa e as chances de Portugal:
Portugal entra sempre nestes campeonatos com elevado favoritismo, mas infelizmente acaba quase sempre perto de um grande feito sem o alcançar - e outras vezes nem perto fica.
O bom percurso da selecção portuguesa deve-se sem dúvida aos jogadores de renome que preenhem a nossa equipa: contam com grande experiência internacional e, não só Cristiano Ronaldo, como outros jogadores fizeram boas épocas nos seus clubes. E o problema está também aqui: mesmo que a época de Ronaldo tenha sido a mais gloriosa, é excessivo todo o protagonismo que recai sobre ele, deixando-o muitas vezes isolado e com o jogo todo sob o seu controlo.
A equipa tem bons jogadores, para além de Cristiano Ronaldo como Hélder Postiga, Hugo Almeida e Nelson Oliveira, mas a baixa por motivos disciplinares por Bosingwa e Ricardo Carvalho, prejudicou em muito as chances da equipe de Português.

Infelizmente, a nossa mais-valia fica por aqui: falta a força de equipa, que consiga garantir jogos equilibrados (em todas as áreas do campo) e coesos.
Claro que, tudo o que Portugal conseguiu até agora desde o arranque da fase de apuramento, deve em muito ao esforço, dedicação e trabalho de Paulo Bento que, pegou numa equipa desmoralizada e desorientada, e trouxe de volta o optimismo e a confiança aos jogadores, ao mesmo tempo que deu espaço para cada jogador desenvolver as suas potencialidades.


Apesar de estar no "grupo de morte", as hipóteses de Portugal ainda são razoáveis. Se entrar com a mentalidade certa, deixando de lado exibicionismos, a equipa portuguesa pode finalmente alcançar o título europeu.

E, apesar de estar farto de saber, aqui está o calendário dos jogos de Portugal, na fase de grupo. Espero vir a escrever o calendário dos restantes jogos de Portugal, até à final!!!

9 de Junho - 19h45 em Lviv: Portugal vs. Alemanha
13 de Junho - 17h em Lviv: Portugal vs. Dinamarca
17 de Junho - 19h45 em Kharkiv: Portugal vs. Holanda



Boa sorte Portugal!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário