quinta-feira, 21 de junho de 2012

Euro 2012: Portugal nos quartos-de-final


Às 19h45 (20h45 na Polónia), saberemos se Portugal pode continuar a sonhar com a primeira vitória num Europeu
O apuramento de Portugal para os quartos-de-final só ficou mesmo assegurado no final do último jogo do grupo B. Neste que era chamado de "grupo da morte", todas as equipas (incluindo a Alemanha, a única equipa a somar só vitórias) poderiam ficar afastadas dos quartos-de-final.
Apesar do início menos bom, que devemos ter em conta que foi contra a Alemanha que até agora é a única seleção a somar só vitórias, a vitória, bem sofrida, contra a Dinamarca deu moral suficiente à equipa para o jogo contra a Holanda.
De facto, só uma vitória da Dinamarca por uma margem de um golo (com um resultado superior a 2-1 ou 1-0) frente à Alemanha é que poderia comprometer a passagem de Portugal, mesmo que ganhasse contra a Holanda. Mas, se a Dinamarca perdesse, Portugal poderia também perder e ainda assim se apurar.

No entanto, as melhores previsões acabaram por se realizar, e Portugal apurou-se sem margem para dúvidas com uma vitória sobre a Holanda, e com o ressurgimento da figura de Cristiano Ronaldo. Mas, apesar dos festejos e de todo o orgulho que os adeptos sentem na equipa portuguesa, esta teve uma atitude muito peculiar após a vitória: todos os jogadores, à excepção do capitão que teve que fazer as habituais e obrigatórias declarações, remeteram-se ao silêncio como forma de protesto face às duras críticas que eles sofreram, principalmente antes da vitória contra a Dinamarca. De facto, parece haver uma hipersensibilização da equipa face às críticas, reagindo de forma brusca e dando respostas cortantes a quem critique fortemente a equipa: por mais duras que as críticas sejam, a equipa não se pode ocmportar como se merecesse ser imune às críticas.

Mas convenhamos que, grande parte das críticas foram excessivas, sobretudo as que diziam respeito ao mau desempenho de Cristiano Ronaldo no jogo contra a Dinamarca. Como disse Paulo Bento (e com razão), Cristiano Ronaldo caiu nas "más graças" dos adeptos por ter falhado várias vezes em situações que talvez nem um amador falhasse, mas esquecendo-se que o apuramento de Portugal para o Europeu se deveu em muito a este jogador.

Depois de ter apenas jogado na Ucrânia, a seleção portuguesa desloca-se agora à Polónia para jogar em Varsóvia, onde vai deocrrer a segunda semi-final, e onde também a República Checa nunca jogou (apesar de ter ficado no grupo que jogou nesse estádio).
Aqui espera-se que o número de adeptos portugueses presnetes no estádio seja maior, bem como o optimismo para a vitória portuguesa.

No arranque do campeonato, as perspectivas não eram muito optimistas, não pela falta de qualidade dos jogadores, mas pelo grupo em que se encontravam e pela falta daquilo que os adversários possuiam: espírito de equipa. A derrota frente à Alemanha confirmou os piores receios pois, pelo histórico recente de confrontos até a Dinamarca (que obrigou Portugal a disputar o "play-off" de apuramento para este campeonato) parecia uma equipa difícil de superar. Mas, com a vitória frente à Holanda (que apesar de ter somado três derrotas, eram uma seleção com um ataque muito forte, que podria desorientar qualquer equipa menos preparada para tal), muitos sonham agora com a final.
Claro quem como disse Raúl Meireles, "é importante darmos um passo de cada vez" e pensar apenas no próximo jogo que tenham pela frente. Depois das três equipas que já defrontou, a República Checa pode ser um adversário a vencer sem a menor das preocupações. Mas é aqui que Portugal se pode iludir.
Apesar de já contar com uma derrota, que foi contra um dos eliminados do grupo, a República Checa afastou um dos co-anfitriões (a Polónia) e chegou ao primeiro lugar do seu grupo por mérito próprio.

Poderemos argumentar que, se Portugal tivesse ficado nesse que era considerado o grupo onde todos tinham as mesmas hipóteses, Portugal até poderia ter arrecadado as três vitórias, e se a República Checa tivesse ficado no grupo B, talvez não conseguisse liderar o grupo.

Mas convém recordar que a República Checa não é nenhuma "novata" nestas andanças (apesar de já estar longe o brilhantismo de outros tempos) e, com o favoritismo quase todo do lado de Portugal, a equipa jogará com muito menos pressão, e poderá surpreender tudo e todos, como já fez até aqui. Além disos, Portugal não pode cometer os erros que cometeu até aqui, nem ser tão passivo em momentos cruciais ou no arranque dos jogos (como no caso em que deu todo o domínio à Holanda, para conseguir marcar um golo).

Claro que, com o que Portugal tem mostrado, temos capacidade para sonhar bem alto neste campeonato!!!


BOA SORTE PORTUGAL!!!









Who will win the UEFA European Football Cup 2012? Go HERE and vote.

Sem comentários:

Enviar um comentário