quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eurovisão 2012: Portugal em Baku (I)

Daqui a precisamente uma semana, vai começar a Eurovisão. Como sabem, Portugal actuará na 2ª semi-final dia 24. Mas já há muita coisa que eu posso ir comentando sobre a participação da Filipa Sousa com o seu tema "Vida Minha" na edição deste ano da Eurovisão.

Antes de ter chegado a Baku, a nossa Filipa Sousa andou um pouco pela Europa em apresentação da sua música. E já aqui tenho que destacar a maneira tão fluente com que a Filipa se expressa em inglês. Não vi as entrevistas de todos os outros concorrentes da Eurovisão, mas dos que vi, a Filipa ficou claramente à frente.
E confesso que a RTP apostou na divulgação da prestação portuguesa de uma maneira que não é muito comum.
Aqui destacam-se as presenças na Eurovision London Party, sobretudo o cover da canção inglesa de 2009 "It's My Time" de Jade Ewen, para além de ter interpretado o tema "Conquistador" dos Da Vinci e finalmente o seu próprio tema "Vida Minha", e na Holanda no Eurovision in Concert juntamente com grande parte dos outros concorrentes.
Tudo isto provocou uma data de elogios fora de Portugal, o que tem favorecido a prestação da música portuguesa na Eurovisão e a sua possível passagem à final.

Até que hoje (dia 15) tivemos o primeiro ensaio em Baku. O grande aspecto positivo a apontar é a qualidade vocal irrepreensível da Filipa, que mais uma vez aqui ficou provada.
Já o mesmo não posso dizer do resto.
Comecemos pela imagem de fundo: sendo um tema alusivo ao fado, de facto não podia ser mais apreciado uma imagem de Lisboa. O que não foi nada apropriado, foi terem colocado uma imagem estática.
Passando para o coro, houve uma mudança na sua, se é que podemos chamar-lhe tanto, coreografia desde o Festival da Canção. No entanto, muito mais podia ter sido feito, pois ainda há uma grande desarticulação entre o coro e tudo o resto da música. Para não falar dos problemas de adequação do coro ao resto da música.

Quanto à melodia, a inclusão de uns momentos mais altos, evitaria que a música ficasse tão monótona e previsível.


Aqui está o vídeo oficial do primeiro ensaio.


                       



É verdade que este foi ainda o primeiro ensaio. Mas as grandes mudanças já deveriam ter sido feitas.

No entanto, tudo está em aberto, e a prestação portuguesa está longe de ser das que mais tem desagradado ao público.

E aqui tenho mesmo que dizer que é de uma extrema injustiça que Portugal esteja apenas entre os 10 países que não recebeu até agora nenhum voto de nenhuma das associações da OGAE.

Sem comentários:

Enviar um comentário