quinta-feira, 24 de maio de 2012

Eurovisão em Baku 2012! (III)

Hoje é a primeira prova de fogo para todo o favoritismo que envolve a música sueca. Depois dos ensaios, começaram a surgir mais críticas negativas à Loreen e à sua "Euphoria".
É hoje que Portugal sobe ao palco da Eurovisão na 2ª semifinal. Aqui estão os meus comentários aos ensaios gerais que decorreram ontem, de todas as músicas a concurso nesta semifinal:

Sérvia: a típica balada balcânia, sem adereços ou outros excessos. Em suma, nada de americanismos. O nome do país, aliado ao nome do artista (muito querido entre os eurofãs), vão lhe garantir um bom lugar na final. Pessoalmente, achei a sua participação em 2004 melhor que a deste ano.

Macedónia: uma música e uma interpretação muito originais. Noutro país, a passagem estava mais garantida do que tratando-se da Macedónia.

Holanda: a imagem da cantora permanece a mesma - um tom de simplicidade e humildade que se adequa bem à música. O problema é o resto: quem vê a performance nota que falta alguma coisa, sobretudo no respeitante aos restantes membros que aparecem muito tarde na música.

Malta: foi notório o esforço que Malta fez para tirar o máximo de proveito de uma música que é completamente banal. Mas tenho as minhas sérias dúvidas se será suficiente.

Bielorrússia: penso que está já é a 3ª versão que o grupo apresenta desta música. Pode acontecer-lhes o mesmo que à Suíça, mas neste caso a Bielorrússia conta com alguns vizinhos do Leste que poderão ajudar muito o pais a ficar entre os 10 mais votados.

Portugal: Filipa Sousa manteve-se muito fiel à versão apresentada no Festival da Canção. É uma música muito rica de sentimentos e emoções, que pode ser muito explorada em palco. Tem forte concorrência das poderosas baladas balcânicas. Mas a mistura entre a cultura portuguesa com um pequeno toque balcânico pode ajudar à passagem de Portugal.
Quanto à voz da Filipa, repito o que disse: é de grande qualidade.

Ucrânia: cheia de energia, é mais do que certo que ficará entre as mais votadas do público. E não acredito que os júris a penalizem ao ponto de a tirar da final.

Bulgária: uma música completamente prejudicada pela postura demasiado estática da cantora.
Esta música requeria em palco bailarinos e uma coreografia adequada.

Eslovénia: a grande voz de Eva Boto é inquestionável. A performance dos bailarinos adequa-se razoavelmente à música - uma boa classificação é bem possível.

Croácia: a exemplo de Portugal, estamos na presença de uma balada muito bem interpretada por uma cantora com uma grande voz. A exemplo de Portugal, tem tudo para agradar aos júris e foi notória a aposta numa boa performance.

Suécia: a grande favorita, continua a suscitar muito desagrado sobretudo devido à mudança de guarda-roupa. Ainda não foi possível ver bem o papel do coro na música.
A comprovar o favoritismo está o facto de, dois dias depois de ter escrito a mensagem com o comentário em inglês da música sueca, tornou-se a mais vista do mês e em pouco mais de duas semanas, tornou-se a mais vista de sempre, lugar que ainda detém com grande diferença sobre a segunda mais vista (que é a mensagem com o comentário em inglês à escolha da Noruega e da Alemanha). É óbvio que tantas visualizações também em muito contribuiu o comentário à escolha da Rússia - mas a maioria das visualizações foram pela música da Loreen.

Geórgia: uma paródia digna de... tamanha música. A Geórgia poderá vir a ser a grande surpresa da noite ao se qualificar, devido ao voto da diáspora que costuma receber (ainda por cima com a ausência da Arménia).

Turquia: uma performance bem disposta e descontraída, que deverá levar a Turquia novamente à final.

Estónia: as alterações feitas pelo cantor à versão original, estão a suscitar tanto agrado como desagrado. Infelizmente para a Estónia, esta semifinal está recheada de baladas de países bem sucedidos na Eurovisão (como os países dos Balcãs).

Eslováquia: é um género de música que só agrada a um grupo muito restrito de fãs, mas cuja performance está muito bem conseguida.

Noruega: é uma das performances que permanece mais fiel à versão original. A passagem está mais do que garantida, e Tooji deverá provocar um dos grandes momentos da noite.

Bósnia-Herzegovina: mais uma balada introespectiva muito concentrada na voz e na pessoa de Maya Sar. Sendo a Bósnia, as chances de passar à final são muito elevadas. Mas dificilmente terá o mesmo ou mais sucesso que o ano passado.

Lituânia: uma música com várias variações de ritmo, mas com uma performance muito pobre. As perspectivas não são nada animadoras.

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