segunda-feira, 28 de maio de 2012

Eurovisão em Baku 2012! (VI)

Continuam nesta mensagem os meus comentários às prestações dos finalistas. Depois irei analisar as votações, com destaque para a votação portuguesa.
Apesar de todas as surpresas - muitas delas inesperadas - pelo menos a vitória foi bem atribuída.
ESTA É A 100ª MENSAGEM QUE POSTO NESTE BLOG! E que melhor assunto para tratar na 100ª mensagem do que a vitória da Loreen ontem à noite na final da Eurovisão!!!

Mas vou acabar de comentar os finalistas de ontem:

Roménia 12º lugar - 71 pontos: o grande hit de Verão da Eurovisão deste ano, conseguiu ficar na primeira metade da tabela de classificações. Quando ouço esta música, associo-a à música que Jessy Matador levou em 2010 a representar a França, Claro que tanto a música como a performance de Jessy foram melhores (apesar de terem obtido precisamente o mesmo lugar).
Foi um momento cheio de energia. Aliás, a energia era tanta que não foi toda transmitida para fora pela vocalista dos Mandiga.
Houve algumas partes da música em que Elena Ionescu parecia estar cansada, e continuou demasiado estática para esta canção. Mas de facto, quando se mexia a afinação descarrilava. Entre a afinação e a dança, a escolha era complicada: talvez isso explique o desconforto de Elena durante a performance.

Dinamarca 23º lugar - 21 pontos: para mim foi mais uma das grandes surpresas negativas da noite. Soluna Samay foi uma das grandes merecedoras da final, apesar de ter ficado em 9º lugar na semifinal: foi uma passagem quase à risca. O estilo bem original e diferente agradou-me muito. O mais engraçado, e que talvez tenha prejudicado conjunto da performance foi a diferente disposição dos membros da banda: com a baterista era a loucura, mas com o jovem do violoncelo era o desespero! Tudo bem que com a bateria era mais fácil expressar alegria nesta música, mas a cara do jovem bem que poderia ser menos trágica.
E tive pena que durante a música a Soluna não tivesse tirado o chapéu como fez antes.
Em suma, uma prestação tida como uma das candidatas a um lugar cimeiro no TOP (longe dos sucessos de 2010 e 2011), e que não consigo explicar tão mau resultado, apesar dos problemas vocais que persistiram até ao final da música. Se bem que todas as afirmações de Soluna a dizer que acreditava que iria trazer a vitória para a Dinamarca, deu uma imagem de arrogante convencida  que não agradou nada a quem deve ter ouvido isso.

Grécia 17º lugar - 64 pontos: para mim o resultado da Grécia não foi nem bom nem mau - foi um choque na medida em que a Grécia quebrou o seu notável record de ser o único que, participando desde que existem semifinais, esteve até este ano sempre no TOP10. O único recordista que se mantém é o Azerbaijão, mas esse entrou muito mais tarde - 2008.
Foi uma prestação que pode ser descrita com uma palavra: sensualidade. E de facto o nome da música convidada a isso.
Na semifinal achei-a pior do que o Chipre, mas na final foi o contrário. Achei a coreografia demasiado exagerada e uma boa parte dela foi patética. E Eleftheria foi muito ajudada pela senhora que fez voz de coro.
Acredito que sem os júris, a Grécia teria um melhor resultado, mas não sei se iria manter o record.

Turquia 7º lugar - 112 pontos: a Turquia esteve de novo no TOP da Eurovisão, obtendo um lugar muito melhor do que a maioria das apostas previa. Uma performance bem disposta e descontraída. Mais uma vez Can Bonomo mostrou o seu carisma e originalidade. Quanto à voz esteve aceitável.
Este ano a forte diáspora não foi suficiente para atribuir 12 pontos à Turquia, que só foram dados pelo seu vizinho Azerbaijão (para variar!!!). Os tradicionais países que costumam dar pontos à Turquia (Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça e França - pela primeira vez desde 2004 que a Turquia, estando na final, não recebeu 12 pontos da França), deram muito menos do que o costume, o que comprova que os júris desses países não estiveram em sintonia com os votos do público, como geralmente acontece.

Espanha 10º lugar - 97 pontos: voz agradável e performance razoável, talvez excessivamente trágica em certos momentos.

Alemanha 8º lugar - 110 pontos: mais uma surpresa agradável da noite. A Alemanha era um dos meus favoritos dos BIG5, e gostei bastante que tivesse ficado no TOP10. A performance simples funcionou bem, conseguindo concentrar as atenções em Roman Lob. Foi uma prestação digna de um concerto pop que proporcionou um momento agradável.  E desta vez não achei tão insuportável ele ter repetido tantas vezes Sanding Still, como no videoclip oficial.
Mas depois de tantos favoritos terem ficado tão mal classificados, admira-me a boa classificação da Alemanha. Bem, se é verdade que o público gay vota maciçamente na Eurovisão, associado ao público jovem feminino que também deve dar o seu contributo na altura das votações, está explicado algum do sucesso de "Standing Still" (sem tirar qualidades à prestação de Roman Lob).

Malta 21º lugar - 41 pontos: digo quantas vezes forem precisas: todo o esforço em transformar uma música banal e sem nada de novo, num sério candidato trouxe bons resultados. De uma maneira geral Kurt e a sua banda estiveram bem. Aqui está um bom exemplo com quem Portugal teria muito para aprender.
Infelizmente, por mais esforços que fossem feitos, a qualidade mediana da música não dificilmente proporcionaria um lugar cimeiro para Malta.

Antiga República Jugoslava da Macedónia 13º lugar - 71 pontos: apesar de achar a música uma proposta interessante, e reconhecer as qualidades vocais de Kaliopi, não deixei de ficar surpreendido pela classificação da Macedónia. A ausência de muita concorrência nos Balcãs (com a Eslovénia de fora da final e com a baixa performance da Bósnia), as hipóteses de um bom lugar para a Macedónia cresceram bastante.
Como já disse, a música era bem original e que mostrou uma Kaliopi sempre coerente e dona de um bom aparelho vocal, apesar de nos momentos de agitação a terem deixado mais aflita.
A mistura de ritmos poderia ter sido mais bem conseguida, mas o conjunto ficou aceitável.

Irlanda 19º lugar - 46 pontos: os gémeos exóticos estiveram lá: infelizmente deixaram em casa quase tudo de bom que levaram para Dusseldorf o ano passado.
Os "grandes malucos" da noite, seguiram a linha do ano passado é certo, mas com uma música menos original e carismática. Esta música mais "séria" trouxe à tona de água (não fosse o trema deles Waterline) os problemas vocais dos Jedward. O coro foi bem melhor do que o do ano passado, mas ainda assim deixou muito a desejar.
No geral, a performance não desiludiu, mas deixou muito a desejar.

Sérvia 3º lugar - 214 pontos: outro dos grandes vencedores da noite, arrecadou a medalha de bronze, o que não surpreendeu pois quase toda a gente colocou Željko Joksimović no TOP3 da final.
Mais balcânico do que aquilo era impossível. Uma boa voz e uma balada interessante. Que me desculpe a enorme legião de fãs de Željko, mas não consigo perceber tanta euforia em volta deste senhor e desta música.

Ucrânia 15º lugar - 65 pontos: depois do enorme sucesso do ano passado, a Ucrânia caiu para meio da tabela. Gaitana voltou a mostrar o seu carisma e personalidade bem fortes e bem-dispostos.
No entanto, o facto de representar a Ucrânia ajudou a obter uma classificação razoável, face à fraqueza da música.
Foi um momento agradável que transmitiu bastante energia. Todo o trabalho de fundo, foi dos melhores da Eurovisão.

Moldávia 11º lugar - 81 pontos: a noite de actuações acabou com uma música bem-disposta mas, ao contrário da opinião geral, para mim a coreografia arruinou uma música, com um estilo original e bem-disposto.
Mais uma vez, a Moldávia pode agradecer à diáspora (nomeadamente a portuguesa) e à vizinhança.

Quanto à votação, depois de saídos os resultados, as surpresas continuam. Para além dos maus resultados que já referi no caso dos países da Escandinávia (Islândia, Noruega e Dinamarca), grande espanto de muitos, as músicas tidas como as piores desta edição - Montenegro, São Marino e Geórgia - não ficaram nos últimos lugares das semifinais: longe disso!!! São Marino conseguiu o incrível 14º lugar, e Montenegro o não menos incrível 15º lugar (neste último caso a música era bem engraçada, mas a péssima performance destruiu tudo). Até Israel, que trazia uma música que definitivamente não era o género que agradasse aos eurofãs, acabou em 13º lugar. Estes três países conseguiram ficar à frente da Bélgica que, apesar da música fraquinha foi representada pela bela voz da Iris. Concordo com que já disse que a Bélgica continua a participar por desportivismo.
E apesar da qualidade vocal de Rona, o 2º lugar da Albânia na semifinal para mim foi mesmo inesperado.
Já quanto à Geórgia, conseguiu o prodigioso 14º lugar, apenas a 3 pontos de Portugal, e bem à frente da Eslovénia que ficou... em 17º lugar!!! Pelo menos no caso da Suíça, conseguiu ficar em 11º lugar a 7 pontos do 10º classificado, a Hungria.
Estas votações foram mesmo a loucura.

Já quanto à final, o melhor momento para mim foi, claro está, a sucessão de 12 pontos atribuídos à Suécia. Até à votação da Itália mantive a esperança que a Suécia obtivesse o record de todos os países a votarem nela. Mesmo assim, foi óptimo ver que toda a Europa, desde a Rússia até Espanha, Islândia e Irlanda renderam-se à Loreen e sua "Euphoria". E desta vez, apesar de não ter quebrado o record de Alexander Rybak em 2009, os votos tiveram muito mais concentrados na Suécia, que recebeu 12 ponto de mais países, incluindo de todos os seus vizinhos (o que não aconteceu com a Noruega em 2009) e de outros países que em 2009 não atribuíram 12 pontos à Noruega, como França, Bélgica, Irlanda, Reino Unido, Eslováquia e Finlândia.

Mas achei as votações demasiado rápidas e sem emoções nenhumas. Não houve o habitual suspense nem interacção entre os porta-vozes e os apresentadores. Mesmo assim, o melhor porta-voz para mim foi Sarah Dawn Finer, que anunciou os votos suecos e que proporcionou um dos momentos mais hilariantes e bem-dispostos da noite, muito melhor do que em 2009.

Vou então agora comentar a pontuação portuguesa: se pensava que as surpresas iriam ficar pelas actuações, estava redondamente enganado.

1 ponto - Ucrânia: só em 2010 a Ucrânia não recebeu um único ponto e Portugal e, entre 2006 e 2008 Portugal foi o único país que deu sempre 12 pontos a este país de Leste. Por isso, estava a contar que a Ucrânia aparecesse na nossa tabela de pontuações. Como a votação total incluía metade da votação dos júris, acreditava que a Ucrânia não estaria no nosso TOP3, mas nunca pensei que ficasse tão mal colocada. Claro que o facto de a Ucrânia ser dos países a quem damos mais pontos, deve-se em grande parte à grande comunidade de ucranianos que residem em Portugal.
Talvez a baixa pontuação se deva ao facto de muitos ucranianos terem regressado ao seu país, ou terem procurado outros destinos devido à crise que de certo levou a que muitos deles perdessem o emprego.
Além disso, nos anos em que Portugal deu 12 pontos à Ucrânia, acredito que muitos portugueses tenham também votado nas musicas ucranianas, porque de facto todas elas eram concorrentes de peso.

2 pontos - Itália: como já disse antes, desde 1975 que Portugal foi o país que mais pontos deu à Itália. Não acredito que os 10 pontos do ano passado se devessem apenas à comunidade italiana a residir em Portugal, que nem sequer é assim tão considerável.
Esta música agradava muito ao público português, e penso que apenas a performance "pobre", não permitiu que Portugal pontuasse mais a Itália.

3 pontos - Suécia: para mim a surpresa mais desagradável de todas (os 12 pontos à Espanha já não me surpreendem). Os fãs portugueses de uma maneira geral gostavam desta música, e na semifinal Portugal atribuiu a Loreen 10 pontos.
Portugal foi o 2º país, juntamente com São Marino, a dar menos pontos à Suécia.
Sendo optimista, quero acreditar que terá sido o júri a penalizar esta música, já que é hábito ter gostos meio estranhos.

4 pontos - Roménia: tudo o que seja ritmos latinos e bem dançantes agradam ao público português. Já lá vai o tempo em que Portugal, a exemplo de Espanha, pontuava bastante a Roménia. No entanto, a comunidade imigrante ainda permanece. Acredito que tenha sido mais votada pelo público do que pelo júri.

5 pontos - Sérvia: uma balada como esta tinha que receber pontos de Portugal, não fosse o júri apaixonado por baladas.

6 pontos - Moldávia: aplica-se o mesmo argumento dos imigrantes que no caso da Ucrânia. Parece-me que, os moldavos são mais do que os ucranianos, ou votaram mais na sua música, ou teve a ajuda do público português. Não estou a ver o júri a dar mais do que 1 ou 2 pontos a esta música (se é que os deu).

7 pontos - Estónia: fiquei admirado com os 7 pontos dado à Estónia, mas ainda mais com os 12 pontos que demos na semifinal.
Mais uma vez, uma balada que até foi bem cantada e interpretada, tinha que ser pontuada por Portugal. Talvez recebeu mais pontos do júri do que do público.

8 pontos - Rússia: como não podia deixar de ser, Portugal foi na onda bem-disposta de Buranovskiye Babushki, ao ponto de as colocar no TOP3 da pontuação portuguesa. Para receber os 8 pontos, deve ter recebido também pontos do júri, mas acredito que as senhoras russas foram mais pontuadas pelo público.

10 pontos - Alemanha: a grande surpresa positiva da pontuação portuguesa. Depois de termos dado apenas 1 ponto quando ganhou a Eurovisão (Atenção: não estou a dizer que "Satellite" seja melhor ou pior do que "Standing Still") e de não termos pontuado a Alemanha o ano passado quando ficou em 10º lugar, eis que este ano a Alemanha ficou em 2º lugar na votação portuguesa. Não sei se foram os júris ou o televoto que pontuou mais a Alemanha, mas fiquei satisfeito por termos atribuído 10 pontos à Alemanha: Roman Lob bem os merecia, por todas as qualidade que já apontei anteriormente. E esta era uma música também do agrado do público português.

12 pontos- Espanha: se já com a aberração musical do ano passado, Portugal deu 12 pontos à Espanha, este ano com uma música bem melhor a conversa não seria outra.
Portugal está definitivamente no grupo de países como Chipre, Azerbaijão, Turquia, Moldávia, Roménia e Grécia que, não vê as melhores músicas a concurso: vê a Espanha e ponto final.
E só mais uma coisa, engane-se quem tenha o sonho infantil de que se Portugal fosse à final, Espanha nos daria 10 pontos e talvez até 12.
Nem com Vânia ou Flor-de-Lis isso aconteceu, muito menos agora com a concorrência de grandes musicas.



Parabéns à Loreen pela sua prestação, e também por nos ter brindado com frases como esta "Human rights are violated in Azerbaijan every day. One should not be silent about such things." ("Os direitos humanos são violados no Azerbaijão a cada dia. Não se deve ficar em silêncio sobre tais coisas."), que foi a resposta que deu contra os ataques feitos por membros do governo depois de Loreen se ter encontrado com activistas dos direitos humanos que, por acaso eram opositores do actual governo, o que levou ao pedido para a sua eliminação da Eurovisão por estar a violar uma regra disparatada e sem fundamento (talvez o Azerbaijão estivesse a eliminar concorrência para obter a 2ª vitória consecutiva...).
ISTO É QUE  REPRESENTA UMA VERDADEIRA VENCEDORA!!!


E está assim terminada esta maratona de 5 meses em que fui comentando as escolhas de cada país e trazendo outras notícias que iam surgindo.
Para quem já me perguntou onde fui buscar tanta informação, as minhas fontes foram a WIKIPÉDIA e o SITE OFICIAL da Eurovisão, e claro a minha opinião pessoal e tudo o que tenho visto das edições anteriores.
E parece que os leitores aderiram bem ao meu trabalho. No sábado passado (dia 19) nas vésperas de começar a Eurovisão, o total de visualizações do meu blog ultrapassava um pouco as 8 mil visualizações. Hoje de madrugada ultrapassou as 10500 visualizações!!!
Neste momento entre as 10 mensagens mais vistas de sempre, apenas duas não dizem respeito à Eurovisão. E claro que a mais vista de todas é a mensagem com os comentários às escolhas da Suécia e Rússia, que já ultrapassa as 300 visualizações: mas atenção - aqui só estão contabilizadas as pessoas que vão parar directamente à mensagem pelos motores de pesquisa, e não também de quem viu a mensagem depois de estar no blog.
Há quase dois meses que a expressão mais procurada nos motores de pesquisa e que deu acesso a este blog era Tooji Neste momento já foi largamente ultrapassada por loreen euphoria. E a segunda expressão é loreen euphoria cover. Também a expressão eurovision 2012 loreen está entre as 10 palavras que mais acesso deram ao meu blog pelos motores de pesquisa.

Antes de começar a maratona de comentários sobre o Europeu de Futebol, vou fazer uma pausa na introdução de tantas mensagens no meu blog (sim: tenho vida para além disto). E por enquanto vou falar daquilo que está bem na moda: a crise das dívidas soberanas e a China!!! Quanto à Eurovisão, se não acontecer mais nada de extraordinário, regresso em Dezembro quando começarem as escolhas para a edição de 2013. Até lá, deixo a notícia de que já há 14 países confirmados para o ESC2013.

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