domingo, 8 de janeiro de 2012

Eurovisão: a caminho de Baku 2012! (I)

Um dos temas que certamente irei abordar muito neste blog é a Eurovisão, não me tivesse eu tornado recentemente um "Eurovisãofã". Antes de fazer algumas referências às edições anteriores, começo por fazer uma análise dos países que já têm todo o trabalhinho feito (música e artista) para a edição deste ano: mais precisamente a Albânia e a Suíça.


Suíça e SINPLUS
O primeiro país a seleccionar a sua representação foi a Suíça.
Ainda em 2011, mais precisamente em 10 de Dezembro, a banda Sinplus com a música "Unbreakable" foi escolhida para representar este país dos Alpes este ano em Baku. Da concorrência, apenas destaco a participação da Chiara Dubey que seria também uma boa escolha para representar este país, e igualmente o segundo classificado, Ivo com a música "Peace & Freedom". No entanto, gostei da escolha: apesar dos muitos comentários que têm sugerido que a Suíça seguiu a linha da escolha que fez em 2009 com a banda "Lovebugs", não partilho a mesma opinião.
Apesar das semelhanças que possam existir, as diferenças são muitas mais.
Talvez o comentário que deve ser levado mais a sério seja a fraca qualidade da pronúncia. É verdade que a letra não é muito fácil de se pronunciar, sobretudo para quem não tenha o inglês como língua nativa, mas talvez seja necessário "limarem algumas arestas."
Apesar de tudo, é uma excelente aposta para este país que não tem sido bafejado pela sorte neste festival nos últimos anos: o grupo e a própria música transmitem um espírito jovem, dinâmico e com um estilo bem interessante.
E espero sinceramente que tenham um melhor resultado do que o ano passado. Como habitante de um dos países que tem recebido mais votos da Suíça nos últimos anos, eles bem o merecem!!!!

Albânia e Rona Nishliu
Após o fraco resultado do ano passado, em que a Albânia não conseguiu ir além 14º lugar na final, este país dos balcãs traz-nos agora uma balada muito emotiva. Apesar de não ser muito fã desta música, reconheço a qualidade musical e a forte emotividade que a artista entrega à música. E a concorrência mais próxima, os segundo e terceiro classificados não constituíram grande ameaça. Esta foi sem dúvida uma boa escolha na selecção interna.
É ainda muito cedo para saber se este país terá alguma oportunidade este ano de passar à final face à concorrência, mas a verdade é que este país também não tem sido muito bafejado pela sorte na Eurovisão. Para além do 7º lugar em 2004 (ano em que se estrearam no festival), os melhores lugares foram sempre o 16º e o 17º lugares. Para mim a grande injustiça terá sido em 2010. Uma música bem animada e cheia de emoção, com uma cantora, Juliana Pasha, com um estilo muito próprio e musicalmente aliciante, ficou-se apenas pelo 16º. Esperemos pela concorrência dos outros países para ver qual as oportunidades que este país poderá ter.

Boa sorte para ambos os países!!!






Who do you think should go to the final of Eurovision? Go HERE and give your opinion. 

Sem comentários:

Enviar um comentário