domingo, 4 de março de 2012

Eurovisão: a caminho de Baku 2012! (XI)

Sem mais demoras, aqui estão os meus comentários a mais duas escolhas:

MACEDÓNIA E KALIPOI
Já desde finais de 2011 que tinha sido anunciado que a artista Kaliopi de 45 anos iria representar a Macedónia na Eurovisão deste ano, mas só em finais do mês passado é que decorreu a apresentação Oficial da Música "Crno i Belo", visto que a escolha foi feita através de selecção interna.
Não existindo concorrência foi apenas me concentrar na música e na artista. Kaliopi já foi escolhida em 1996 para representar a Macedónia na Eurovisão, mas ficou-se pela ronda de pré-qualificação.
Possui um bom aparelho vocal e conseguiu uma boa interpretação na apresentação da música. Tanto ela como a banda que a acompanhou tem um estilo muito próprio e original, que poderá agradar ao público pela diferença.
Quanto à música, apresenta várias mudanças de ritmo e melodia que não lhe ficam muito mal.
Penso que é uma boa escolha para este país dos Balcãs. A exemplo de quase todos os países dessa região, vai actuar na mesma semifinal que Portugal (a segunda).
Este ano, a Macedónia tem consigo a votar na mesma semifinal em que ela participa, quase todos os países que mais pontos lhe têm dado desde a introdução das semifinais: Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Turquia e Sérvia.
Talvez seja desta que a Macedónia esteja novamente presente na final. A última vez ocorreu em 2007, apesar de em 2008 e 2009 terem ficado em 10º lugar nas respectivas semifinais em que actuou e por isso supostamente passaria à final. No entanto, como em ambos os casos a Macedónia não obteve um mínimo de 70 pontos, um júri seleccionado de propósito para a ocasião, pode intervir e escolher ele quem iria passar à final: ou o 10º classificado ou outro. Em ambos os casos o júri preferiu escolher outro país que não estava entre os 10 mais votados (em 2008 foi a Suécia e em 2009 a Finlândia). Nessa altura a Macedónia ponderou seriamente desistir de participar no festival.
Afinal parece que mais do agradar ao público e aos júris, é preciso mesmo ter sorte para não só ficar entre os 10 mais votados como ter um mínimo de 70 pontos (o que nem sempre é fácil).

BULGÁRIA E SOFI MARINOVA 
Penso que até agora a música apresentada na Eurovisão com mais línguas incluídas foi a música que Portugal levou em 2007, "Dança Comigo" interpretada pela Sabrina: essa música continha uma frase em cada uma destas línguas - Português, Inglês, Francês e Espanhol.
Mas isso não é nada comparado com as línguas incluídas na música escolhida pela Bulgária. Para além do Búlgaro que é a língua dominante na música, esta também apresenta frases em, nada mais nada menos do que  mais 10 línguas. É verdade, as línguas são: Árabe, Azerbaijano, Inglês, Francês, Grego, Italiano, Romeno. Sérvio-Croata, Espanhol e Turco. Para cantar e perceber esta música quase que é preciso um GPS para não se perder no meio de tantas línguas, sendo que existem línguas muito diferentes com raízes linguísticas muito distintas.
Parece muito, mas mesmo assim interrogo-me: porque não também Português? A sério!!!
A história da Bulgária não tem sido pautada por muitos sucessos, visto que desde a sua estreia em 2005, só em 2007 é que conseguiu passar à final, e arrecadar um honroso 5º lugar.
No entanto, já por duas vezes esteve perto de passar à final: em 2008 ficou em 11º lugar, e o ano passado obteve um surpreendente 12º lugar, quando era uma das músicas em que mais se apostava para passar à final e obter uma boa classificação.
A intérprete deste ano é a cantora de 26 anos Sofi Marinova que dá voz à música "Love Unlimited": realmente o amor não tem limites, nem sequer de língua.
No entanto, depois de a 4 de Janeiro ter sido uma das classificadas para a final, acabou empatada com o mesmo número de votos que a 2ª classificada, a música "Chance for better life" interpretada pelo grupo New 5 que, inexplicavelmente ficou em 1º lugar pelo júri. No televoto obteve 8 pontos. No caso de Sofi foi o oposto (8 votos do júri e 12 do televoto). Prevalecendo a regra de predominância do voto do público, a vitória foi entregue a Sofi Marinova.
Realmente foi de longe a melhor escolha possível. Tanto o 2º classificado, como o 3º, a cantora Dess com a música "Love is alive", não apresentavam tantas qualidades como a música vencedora. Aliás, talvez a música da Dess fosse uma alternativa de peso (daí o 2º lugar no televoto), mas os New 5 nunca: a música e a ritmo eram agradáveis, mas a qualidade vocal era sem dúvida das mais baixas do festival.

Voltando à música vencedora, não sendo de um género que eu gosto muito, tenho de reconhecer que a cantora apresenta uma voz razoavelmente boa e foi competente na sua performance.
É difícil dizer que irá agradar mais ao público ou aos júris, mas penso que talvez mais ao televoto.
Dos países que mais votos costumam dar à Bulgária, os que este ano votarão na mesma semifinal em que ela participará (também será na 2ª semifinal juntamente com Portugal) são a Macedónia, Turquia, França e Eslovénia.


Boa sorte para ambos os países!!!




Who do you think should go to the final of Eurovision? Go HERE and give your opinion. 

Sem comentários:

Enviar um comentário