quinta-feira, 29 de março de 2012

Eurovisão: a caminho de Baku 2012! (XVI)

Vou agora falar de dois países vizinhos, tanto geograficamente como a nível de votos. Esta tendência de voto entre ambos os países já está muito próxima da tendência de voto entre a Grécia e o Chipre.


Roménia e Mandinga 
Começo por falar do país que, dos dois está há mais tempo na Eurovisão. A participação da Roménia no incício não foi muito afortunada, nem muito regular. Desde a entrada em 1993, voltou a participar em 1998, 2000 e a partir de 2002 tem participado todos os anos. Até 2004, só há a destacar um 9º lugar em 2002 e um 10º em 2003. Apesar de em 2005 também ter ficado em 3º lugar, e ter alcançado o 1º lugar na semifinal, para mim a melhor participação da Roménia foi em 2010, onde também alcançou o 3º lugar.
Este ano, este país do Leste Europeu traz-nos uma música muito animada: de facto, toda a prestação na selecção nacional, rebentou de ritmo e energia do princípio ao fim. Além da cantora, todos os outros elementos da banda,com os instrumentos e a sua própria interpretação, constituem uma mais-valia que enriquecem muito toda a interpretação.


Quanto aos adversários, apesar de ter ficado em 2º lugar, não acredito que a banda Electric Fence fosse uma boa alternativa. Já o 3º classificado, o cantor Cătălin Josan, com a música "Call my name" poderia ser uma boa alternativa, apesar de ser um género muito diferente da música vencedora.


Apesar de não ter nada de muito mau a apontar às qualidades vocais da cantora, penso que esta será uma música que irá agradar muito mais ao televoto do que aos júris. De facto, se a interpretação na Eurovisão for pelo menos igual à da selecção nacional, esta música vai ficar facilmente na memória do público na hora de votar.
Dos países que mais pontos costumam dar à Roménia, votarão na mesma semifinal que ela,a Moldávia, a Espanha (o mais provável será este dois países darem os 12 pontos à Roménia), Israel, Chipre e Rússia.


Moldávia e Pasha Parnefi 
Passo agora para o vizinho do lado, que se estreou muito mais tarde, só em 2005, logo com um 6º lugar e à excepção de 2008, nunca falhou uma final. Para além do ano de estreia, voltou a estar no TOP 10 (precisamente no 10º lugar) em 2007.
Portugal é neste momento o 2º país que mais pontos deu à Moldávia.
A exemplo da Roménia, também a Moldávia nos traz este ano uma música cheia de ritmo, onde é bem visível a mistura entre os ritmos tradicionais e modernos.
Com o título "Lăutar", esta música possui também uma mensagem positiva e bem descontraída. Talvez fosse melhor mudar os bailarinos em palco, a roupa e um pouco a coreografia, pois no meu entender são os pontos fracos desta música.
No entanto, não foi a música vencedora por parte do público, que preferiu a 2ª classificada, a cantora Cristina Croitoru com a música "Fight for Love". Não obstante as qualidades vocais da cantora (que também não percebo porque só obteve 4 pontos da parte do júri), a música vencedora foi de facto a melhor escolha, pois na hora de votar ficará mais facilmente na memória do público.


A final nacional da Moldávia ficou este ano também marcada pelo regresso de Geta Burlacu, de 37 anos, que representou o país em 2008, sendo até agora a única vez que o país não foi à final. Talvez por isso tenha ficado entre as músicas que não recebeu nenhum ponto do público, recebendo apenas 7 pontos do júri.


Para além da Roménia, este ano na semifinal, de entre os países que costumam dar mais pontos à Moldávia, estará apenas a Rússia. Mas sendo a Moldávia um país com uma diáspora significativa em vários países europeus, e sendo esta música que até agrada ao público, poderão ser vários os países tanto de leste como do Ocidente que poderão dar votos à Moldávia.




Boa sorte para ambos os países!!!

1 comentário:

  1. "com esta cantora nem precisava de talheres e depois no final até lambia os dedos"

    ResponderEliminar